segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Resumo do livro de Celso Antunes “como transformar informações em conhecimento”. Fascículo 2

Como transformar informações em conhecimento


            O autor logo no inicio, traz à tona a afirmação de que é impossível saber como será o mundo de amanhã; ao mesmo tempo ele afirma que é na sala de aula onde se constrói o amanha pois,educar significa modelar o presente e lançar as bases para o futuro.
             Este fascículo trata, de forma geral, de normas e procedimentos que podem transformar a informação em conhecimento e fazer do professor um conhecimento e fazer do professor um artesão de inteligências. Apresenta de maneira sucinta,numa linguagem simples, clara e objetiva, nove passos, que podem transformar a fisionomia da sala de aula, sem levar em conta o nível de escolaridade ou a disciplina a ser lecionada.Regras estas ,essenciais para transformar a informação em conhecimento, permitindo o professor se tornar condutor de desafios.
           Ultimamente vivenciamos um momento em que o acesso a informação está mais acessível, onde a velocidade das mesmas acontece de maneira rápida, implicando dessa forma, uma nova postura do professor ,como medializador entre as informações e sua construção por parte do aluno e também do espaço escolar simbolizado pelo ato pedagógico.
           Procurando ajudar o professor nessa nova dimensão de seu trabalho, os autores elaboraram um conjunto de procedimentos, cujo objetivo é dar novos encaminhamentos às informações, explorando melhor as múltiplas inteligências dos alunos.Embora quase todos os professores os desenvolve ,nem sempre de maneira integrada,o fascículo busca a integralidade dos noves passos em cada aula a ser ministrada,passos estes que podem ser utilizados desde a educação infantil ao ensino superior.
           O primeiro passo referiu-se ao cérebro humano, informando que ele não aprende de uma única maneira e por esse motivo o professor necessita empregar em todas as oportunidades Aprendizagem Significativo, eliminando atividades mecânicas.
          O segundo passo: o uso em todas as aulas e em provas; das habilidades operatórias; pode apresentar diferentes estímulos para que o aluno perceba a essência do aprendido.
          O terceiro passo: a “alfabetização” do aluno para múltiplas linguagens possíveis de serem usadas para a compreensão de uma idéia..onde todo professor, deve ser um alfabetizador de linguagens pra que o educando perceba as multiplicidades de forma usadas para comunicar as idéias.
        O quarto passo: a re+leitura das informações através do manejo conscientes do universo vocabular do estudante. Pensar é agir o objeto e transformá-lo; a releitura proposta vai mito alem de uma segunda leitura. E sempre importante que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado,e a releitura permite a experimentação de diferentes tipos de pensamento sobre o texto.
         O quinto passo: a eleição dos macroobjetivos de cada Capitulo ou Eixo temático.Isso permite que o educado não sobrecarregue o aluno de informações, mas para que ,com criticidade e consciência,eleja entre tantos tópicos os mais significativos para a pessoa do aluno, no ambiente em que vive.
        O sexto passo: a contextualização espacial e temporal de todos os temas trabalhados.A importância de explorar em todas as aulas contextualizações,fazendo com que o aluno aprenda o distante com incontestável associação o próximo ; que perceba que sua realidade e de seu meio é o cenário onde se aplica os fundamentos apreendidos em outros ambientes ou em outros tempos.
           O sétimo passo: o uso na sala de aula dos princípios da reversibilidade(do começo e do fim ao começo)e da divergência (pensamento divergente e convergentes).
           O oitavo passo: uma avaliação pelo ótimo. O acompanhamento do aluno necessita estar centralizado nele mesmo ,e seu portfólio registra os passos efetivos de seu progresso.
            O nono passo: o uso de estratégias pedagógicas empolgantes e diversificadas.É importante que o professor conheça outras estratégias de ensino e saiba alterná-las com a aula expositiva,da mesma forma que um competente mecânico seleciona a ferramenta certa para consertos específicos.
















REFERENCIA:
Antunes,Celso,1937-Como transformar informações em conhecimento/Celso Antunes.6.ed.-Petropolis,RJ:Voozes,2007.




Revolução Industrial

Para melhor compreendermos o desenvolvimento da Revolução Industrial, século XVIII, é de tal importância ressaltar que, o processo de transformação ressaltar que, o processo de transformação de matérias-primas em produtos elaborados ocorreu em três estágios: o artesanato, a manufatura e a indústria que antecederam a revolução técnico-cientifico.
O artesanato é o estagio primitivo,conhecido há milhares de anos ,e no qual não há divisão do trabalho,o artesão realizava sozinho todas as etapas ou atividades  necessárias para obter o produto final.O trabalho era manual e sem o emprego de maquinas,as ferramentas utilizadas eram simples.
A manufatura,estagio intermediário entre o artesanato e a maquinofatura ,predominou nos séculos XV e XVIII  período que marca o fim da idade media e inicio da idade  moderna.Nessa etapa  as características que se destacam diz a respeito ao uso de maquinas simples e a divisão  do trabalho ,que aumentava na produtividade;os trabalhadores eram assalariados. A  manufatura surgio em decorrência do amplo consumo,a partir do século do século XIX ,em função das grandes navegações,por exemplo,que estimulou nos comerciantes,interesses pela produção,ele passou a fornecer matérias-primas aos artesões e a pagar–lhes uma certa quantia pelo produto acabado.Os artesões por sua vez foi perdendo sua autonomia  pois, se tornaram dependente dos comerciantes que os controlavam.
Já com a maquinofatura-industria ,nessa etapa ,as maquinas toma o lugar de várias ferramentas,comotambem da grande quantidade de operários;Os trabalhadores passaram a participar  do processo produtivo apenas com a força de trabalho que aplicavam na produção, uma vez  que os meios de produção pertenciam a elite industrial,á classe burguesa,os operários   eram  alienados  a sua tarefa industrial.O  fato mais característico nessa fase é o emprego de maquinas,movidas por modernas formas de energia  como  a  energia elétrica e o calor.A esse     processo de alteração estrutural da economia ,que marcou o inicio da Idade contemporânea  denominamos de Revolução Industrial ,iniciada na metade do século XVIII,tendo na Inglaterra como que predomina ate os nossos dias ,esse fato marca um amplo processo de mudanças econômicas e sociais que dar inicio a produção industrial moderna, que caracteriza-se pelo acumulo de capital,na busca incessante da lucratividade.Ao contrario do artesanato  e da manufatura ,         a industria moderna tornou a fabricação de bens  e objetos materiais a  principal atividade econômica da sociedade.O uso maciço de maquinas cada vez mais complexas e a sua principal característica.O emprego de maquinas modernas permite que a industria possa produzir  em larga escala ,porque as fabricas produzem grandes quantidades de bens,em níveis jamais atingidos pelos estágios anteriores;em serie.porque a maquina uniformatiza,padroniza  a produção.Outra característica marcante da industria e  a  intensificação da divisão social do trabalhador – espacialização dos trabalhadores;há predominância do trabalho assalariado.
Comojá mencionado anteriormente a Inglaterra foi o berço da atividade industrial,visto que:o acumulo  da capitais provenientes do capitalismo e do colonialismo,na fase do capitalismo comercial;contava com um regime de governo que favorecia o capitalismo ;possuía jazidas de carvão e ferro,matérias-primas indispensáveis à confecção de maquinas e geração de energia;excesso de mão de obra causada pelo êxodo rural;a posição de seus portos,o que favoreceu  os transportes e o escoamento da produção e a importação de matérias-primas ,ou seja a infra estrutura foi e continua tendo tal importância  no desenvolvimento econômico de determinada região,pais,etc.
A atividade comercial era muito importante para a burguesia inglesa, então o estimulo a competição era constante cada comerciante inglês queria vencer seus concorrentes ,sendo eles inglês ou estrangeiros, com isso  a pressão do mercado levou a burguesia inglesa a aperfeiçoar suas maquinas e a investir ao  desenvolvimento técnico e cientifico foi estimulado ,pois, era preciso de novas técnicas  que permitissem a rapidez para a ralização do capital, nesse momento a maquina a vapor e aperfeiçoada por James Watter passando  a ser um dos maiores eventos do inicio da Revolução Industrial permitindo o surgimento da mais valia relativa.
Quanto as fases da Revolução industrial estão fragmentada em três etapas: a primeira  corresponde ao período que se estende de 1760 a 1850 ;nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização, a grande novidade foi  as maquinas feitas de ferro que utilizavam o vapor como força motriz;nessa fase o carvão mineral teve grande importância como fonte de energia  utilizada  nas novas invenções;para facilitar o abastecimento de matérias-primas ,também os setores e transportes e comunicações  se tornaram fatores importantes para a localização das fabricas,esses setores buscaram a modernização sugiram o barco a vapor, o telegrafo ,o telefone,a locomotiva e etc; os setor metalúrgico  foi estimulado ,bem como a pesquisa de novas fontes de energia.A industria têxtil   foi a que mais se destacou ;os lucros eram elevados devido o baixo custo da matéria-prima, algodão.
A segunda fase da Revolução Industrial ocorreu na segunda metade do século xix, o processo de industrialização assume um novo ritmo acelerado com outras descobertas tecnológicas , e novos setores industriais  e  fonte de energia :o petróleo e a eletricidade ,passaram a ser utilizada ,e o carvão foi perdendo  importância como fator de localização das fabricas.Essas duas fontes por ter facilidade em  transportar,possibilitou o desenvolvimento de outras zonas industriais  e maior dispersão  da distribuição geográfica  das fábricas.É importante ressaltar que a formação de um mercado em escala mundial  ,esta em busca de um capitalismo financeiro e o desenvolvimento industrial baseado :no aumento da produção  na concentração horizontal/ vertical (conglomerados ) e na formação de multinacionais.
Nessa fase a metalúrgica a siderúrgica e a industria  de automóveis  adquiriram importância ,com o processo de transformação  do ferro em aço;a invenção do primeiro gerador elétrico ,o motor de combustão interna e o telefone são inverdades da  segunda Revolução Industrial .
Observa-se que a industria procurou  aperfeiçoar as formas de trabalho e de produção, afim de obter lucros , Surgiu nessa  época  alguns estudiosos críticos como o norte americano Frederic .W.Taylor que inventou o método  conhecido Taylarismo ou organização cientifica do trabalho ,em que consistia:o empregado executaria uma tarefa com menor gasto de tempo e energia  possível ,de acordo com que foi determinado por seus  superiores ,ou  seja  o trabalhador ficava alienado do processo de produção como o todo e ele trabalharia mais Oe com isso o lucro das empresas aumentaria  o outro foi Henry Ford , que aperfeiçoou as teorias de Taylor ,criou o método conhecido como fordismo ,caracterizado pela  espacialização do trabalhador, pela linha  montagem e pela produção em serie. Karl Marx ao se referir em relação operário e produção,existia entre ambos, um termo no qual denominou mais-valia podendo ela ser absoluta ou relativa.
A terceira Revolução Industrial é a era do pós-fordismo. Ocorreu na segunda metade do século xx . A invenção do computador permitiu maior rapidez no processo de desenvolvimento das indústrias, pois a crescente utilização da informática na produção industrial deu uma nova concepção ao termo industrial. Nessa fase a indústria que mais se destaca são chamadas de indústrias “ inteligentes” ou setor terciário moderno, destacando os serviços de informática, telecomunicações e robótica; os antigos fatores de localização industrial, perderam um pouco sua força,as industria buscaram outras vantagens como incentivos fiscais, mercados consumidores, e mão-de-obra barata e altamente qualificada, facilidade de transporte e comunicação,isso tudo exige  uma reorganização do espaço industrial no mundo.Na terceira revolução  surge também  a “industria da vida “pelos grandes avanços  verificados na medicina e agropecuária.Com a informatização foi possível as empresas transnacionais diversificar a sua maneira de atuação para reduzir custos e aumentar o lucro, por meio da globalização as fabricas globais e a terceirização .nessa etapa podemos notar que os sistemas de objeto e  os sistemas de ações se dar de maneira mais veloz,pois a cada dia surge novas técnicas,cada vez mais moderna ,sempre ultrapassando  a anterior.
A Revolução Industrial,permitiu a transformação de todos os setores da vida humana,no aspecto social estabeleceu-se um distanciamento cada vez maior em condições de miséria e os capitalistas e os operários pois viviam em condições de miséria e os capitalistas separavam –se  em quase tudo, no acesso a modernidade .,nas condições de habitação e nos locais de trabalho
A principio o mercado de trabalho aceita mulheres e crianças a partir dos seis anos de idade, e as jornadas de trabalho oscilavam entre quatorze e dezoito horas diárias  ,sob condições inadequadas ,além de desemprego desembocavam freqüentemente ,em greves e revoltas .Conflitos entre operários  e patrões  geram problemas de caráter social e  político.Os trabalhadores logo se organizaram para lutar por seus direitos.O Ludismo foi uma das primeiras  formas de luta  dos trabalhadores .onde os operários   invadiam  as fabricas e destruíam as maquinas ,para eles era um modo de preserva contar a concorrência da industria  moderna .Ao longo do século XIX surgiram,outras organizações operarias como os sindicatos que são associações  de ajuda mutua contra a burguesia.
Para muitos burgueses, a culpa da miséria era dos próprios trabalhadores. Assim também pensava o economista inglês  Thomas Malthus ,ele dizia que a humanidade  produzia crescia em progressão aritmética,mas a população mundial crescia muito mais rápido,em progressão geométrica .
David Ricardo, afirmava que os salários  tendem a ser equivalentes  ao mínimo necessário á sobrevivência do trabalhador  e pais caso ultrapassem o limite ,os operários levam mais filhos,o que a oferta da mão de obra aumentaria  fazendo com que os salários  voltassem a abaixar.





Referencia:

Santos,Milton.Técnica,espaço,tempo,globalização e meio técnico vestígio espacial.2ed.São  Paulo.Hucitec,1997.


Santos,Milton.natureza do espaço: técnica e tempo-razão e emoção.2ed.São Paulo;Hucitec,1997.


Versentini ,J.William.Sociedade e Espaço.11ed.São Paulo: Atica S.A,1998.


Moreira, João Carlos. Geografia; volume único/João Carlos Moreira, Eustaquio de Sene. São Paulo: Scipone,2005.


Google :