quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Síntese do livro: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA Saberes necessários à prática educativa (Paulo Freire)

Síntese do livro: PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
Saberes necessários à prática educativa (Paulo Freire)

A temática abordada neste livro,segundo o autor ,foi uma constante preocupação ao longo de sua vida como educador.Paulo Freire relata propostas de praticas pedagógicas necessárias a educação como forma de proporcionar a autonomia  de ser dos educandos respeitando sua  cultura,seu conhecimento empírico e sua maneira de entender o mundo que o cerca.A obra é um condensado de pensamentos definidos em outros livros.O autor condena a rigorosidade ética a  que se curva aos interesses capitalistas e neoliberalistas,que excluem do processo de socialização.
 A linguagem utilizada no texto é poética e política.Calma ,tranqüila e ao mesmo tempo,inquieta,problematizadora e exuberante a serviço do pensar,do decidir e o do optar para a ação transformadora.O autor demonstra ausadia,perseverança e confiança nos homens e mulheres e na educação autentica como o caminho necessário para a justiça e a paz.
Paulo Freire nesta obra chama a atenção aos educadores em processo de formação ou já formados para a responsabilidade ética critica, a competência cientifica e amorosidade autentica de sua pratica ,educacional e sob uma política ideológica e libertadora:a educação,buscar conduzir seus educados e educandas a prática da reflexão critica de suas realidades.Ele resalta também algumas atitudes em que o professor devera ter ao ensinar como:reflexão de suas práticas quanto a coerência dos conteúdos   repassados  anteriormente;método ao ser utilizado,pois as novas descorbertas,teorias precisam ser debatidas e aceitas mesmo que parcialmente,contudo é importante que se preserve de alguma forma,o velho,as formas tradicionais de educação.Freire também destaca valores como simplicidade,humanitarismo,esperança e bom senço,embora sejam aspectos distante da sociedade,atualmente,uma vez  que o capitalismo impera e o consumismo se faz presente de maneira alienadora e desenfreado,fazendo com que o processo de ensino e aprendizagem não se limite apenas na sala de aula,no ambiente escolar.Havendo a necessidade do professor em estar sempre em condição de pesquisador,afim de que seu ensino seja propicio ao debate de novos questionamento .A pesquisa se faz importante,pois nela se cria o estimulo e o respeito e a capacidade criadora do educando.Não há  ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.
Ao propor uma humanização do professor enquanto  mentor e guia no processo educativo-social.Aconselha-se a discussão sobre os problemas sociais que as comunidades carentes enfrentam e a desigualdade que  as cercam.A escola e os professores precisam respeitar os saberes dos educandos sempre  possível trabalhar seu conhecimento empírico ,sua experiência anterior.
Ensinar  é  uma especificidade humana   que exige segurança,competência profissional e generosidades- A  segurança com que a autoridade docente se move implica uma outra fundada na sua competência profissional.Nenhuma autoridade docente se exerce ausente desta competência.O professor deve levar a serio sua formação ,afim de que tenha força moral para coordenar  as atividades de sua classe pois, a incompetência profissional desqualifica a autoridade do professor.
Lembra o referido autor que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para  a sua produção  ou a sua construção . Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender. Quem ensina alguma coisa a alguém.
Esta obra se  faz indispensável ao conduzir o  corpo discente em prol de uma sociedade mais jusat e de valores igualitários,na formação crítica de professores que ,além de educador,estarão sensibilizando e orientando  os futuros cidadãos.





Bibliografia

 FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa/Paulo Freire.-São Paulo:Paz e Terra,1996(Coleção Leitura).

Nenhum comentário:

Postar um comentário