quarta-feira, 16 de novembro de 2011

A FORMAÇÃO HISTÓRICA - TERRITORIAL DO BRASIL


O território do Brasil ocupa uma área de 8 514 876 Km². Em virtude da extensão territorial, o Brasil é considerado um país continental por ocupar grande parte do continente da América do Sul. O país se encontra em quinto lugar em tamanho de território.
O processo de formação histórico e territorial brasileiro, inicia-se com a chegada dos portugueses no Brasil, no período colonial, por volta do século XV – XVI. Implantaram-se aqui colônias de exploração, começando se ai o processo de ocupação, povoamento do território brasileiro, que se iniciou logo na costa leste do pais, ou seja, a ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade européia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas. 

A população brasileira está irregularmente distribuída, pois grande parte da população habita em região litorânea do território, onde se encontram as maiores cidades do país. Isso nada mais é do que herança histórica, a forma com que o Brasil foi povoado, os primeiros núcleos urbanos surgiram no litoral.

Até o século XVI o Brasil possuía apenas a área estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 por Portugal e Espanha, tratado que dividia as terras da América do Sul entre Portugal e Espanha.

A expansão e ocupação territorial foram conseqüências de ordem econômica e política, visando aos interesses dos colonos e da Metrópole. Os principais fatores responsáveis pela expansão territorial foram: as bandeiras, a pecuária e a expansão oficial.

O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico.Ocupar e povoar o litoral era um fator estratégico para a consolidação da posse de Portugal sobre as novas terras, afastando-se assim o risco de incursões e invasões estrangeiras por mar.Desenvolveram inúmeras lavouras de cana-de-açúcar no Recôncavo Baiano e no Nordeste, o que resultou na transferência da pecuária, que antes se desenvolvia na Zona da Mata nordestina, para o sertão nordestino. Neste período começa o extermínio indígena que foi tanto físico quanto cultural.
No século XVII, aconteceram as primeiras expedições denominadas bandeiras, que povoou em grande escala o território brasileiro, principalmente nas extremidades do Rio Amazonas, do Rio São Francisco e do sertão nordestino. Os portugueses, em maior número que os nativos, dominaram a região e começaram a capturar os nativos para juntos buscarem ouro e pedras preciosas.
No século XVIII, houve um grande aumento na população do território, fato que foi causado pela descoberta de ouro e pedras preciosas em regiões hoje denominadas Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Esta população se alojou em povoamentos dispersos no interior do território, mas estes logo foram se esvaziando. Na medida em que as preciosidades foram se esgotando, o povo foi se dispersando.
O povoamento ocorrido no interior do território teve intenção de explorar e extrair riquezas de lá, mas este também trouxe alguns benefícios, como a abertura de estradas que dava acesso a regiões litorâneas e o fortalecimento das ligações entre os criadores de gado.
No século XIX, houve a grande expansão territorial onde os territórios ao sul tornaram-se inteiramente povoados. As procuras por algodão e café se intensificaram, mas a prosperidade originada pelo algodão se finda juntamente com a guerra de independência norte-americana e em contrapartida a do café se intensifica com sua valorização na Europa. O cultivo do café incentivou o trabalho assalariado e a acumulação de capitais, o que impulsionou o desenvolvimento industrial. Este período ainda marca o início da mecanização com a instalação das ferrovias, dos telégrafos e das companhias de navegação.
No início do século XX, ocorreram movimentos de desbravamento e povoamento de novas localidades dentro do território, o que ficou conhecido com as frentes pioneiras se iniciando em São Paulo. Este processo foi baseado na economia que girava em torno do café onde este necessitava de mais lugares para sua lavoura. O aumento das exportações, o esgotamento dos solos e a facilidade de empréstimos bancários foram as causas deste grande movimento que se iniciou no Vale do Paraíba, passou por Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e terminou no Paraná. Este desbravamento é conhecido como a Marcha do Café.
Outros motivos importantes para o pioneirismo foi a expansão ferroviária, a colonização por imigrantes no Sul do território, a Marcha para o Oeste (que foi um movimento de ocupação do Centro-Oeste) e o aproveitamento agrícola das áreas do cerrado para o cultivo da soja e para a criação de gado.
A denominada “Marcha para o Oeste projeto dirigido pelo governo Getúlio Vargas no período do Estado Novo, para ocupar e desenvolver o interior do Brasil. Os Objetivos dessa Machaeram basicamente:Política demográfica de incentivo à migração;Criação de colônias agrícolas;Construção de estradas;Reforma Agrária;Incentivo à produção agropecuária de sustentação.
A construção da transamazônica que corta o Brasilno sentido de leste-oeste,considerada uma rodovia transversal.O objetivo dessa construção erainterligar as regiões, especialmente a região Norte, com o restante do Brasil, e povoar aquela área tão desabitada, também foi responsavel pelo processo de povoamento no interior  do país.
A expansão bandeirante,marcou e caracterizou de modo especial as fronteiras geográficas e territoriais do Brasil, eles eram considerados autênticos líder, responsável pela processo de ocupação e alargamento do território brasileiro,além da ocupação no sul do país. Conquistouterritórios dos atuais estados de minas gerais, do Mato Grosso, do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul; estabeleceu o estado do Amazonas e do Pará e considerável parte do nordeste. Os bandeirantes era possuidor de uma grande quantidade de terras, eras os maiores latifundiários e milionários da época; estavam sempre em busca de pedras preciosas, escravos.Eles eram considerados elementosde atividade predatória.
A pecuária, outro fator que levou ao processo de ocupação do território,ela surgiu como atividade subsidiaria a mineração, principalmente no cento-oeste e sul do país.
A Mineração permitiu uma maciça migração de portugueses ao Brasil, a partir da mineração o eixo econômico do pais foi transferido do Nordeste para o Sudeste; o processo de urbanização passa a se intensificar com isso o desenvolvimento do mercado interno se desenvolve. Tudo isso permitua construção histórica e territorial do pais.
Resumindono século XVI, O território limitava-se em terras do oeste e leste, o Tratado de Tordesilhas. Já no próximo século o país passa por uma regionalização por meio das capitanias hereditárias, na parte litorânea do continente. Com o surgimento dos bandeirantes o resto do pais, sertões, passar a ser  ocupados, regionalizados ate chegar a forma como o território brasileiro se encontra atualmente.


4 comentários:

  1. Muito bom seu trabalho ira me ajudar muito em um seminaria parabens

    ResponderExcluir
  2. muito legal !Irá m ajudar mto num projeto da minha escola!PARABÉNS!!!!!!!!!

    ResponderExcluir