segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Como desenvolver as competências em sala de aula

        Este fascículo fala de novos tempos, argumenta sobre uma nova educação,argumenta sobre uma nova educação,discute procedimentos e propõe ações para a sala de aula inspirados em idéias de Gardner,Perrenoud,Delors e outros.
          “Educação-um tesouro a descobrir”,foi o tema do relatório realizado por especialistas do mundo inteiro,procurava da contornos pragmáticos ao novo papel da educação,o mesmo busca fazer uma revisão critica a política educacional para salas de aula,de todo o mundo e fundamenta-se em grandes objetivos e em estratégias para alcançá-las.
        Os quatro pilares da educação consiste nos objetivos na qual o educador busca organizar-se buscando quatro aprendizagens essenciais,para serem utilizadas ao longo da sua vida.Essas aprendizagem seriam:aprender a conhecer , isto é adquirir as competências para a compreensão;aprender a fazer ,enfatiza a questão da formação profissional e o preparo para o mundo do trabalho;a terceira aprendizagem refere-se a aprender a viver juntos,a viver com os outros e por ultimo aprender a ser,aqui retoma a idéia de que todo ser humano deve ser preparado inteiramente para elaborar pensamentos autônomos e critérios e também para formular os próprios juízos de valores, de modo a poder decidir,por se mesmo como agir em diferentes circunstancias da vida.
           Múltiplas competências e inteligências múltiplas,integrando esses dois conceitos parece ser legitimo afirmar que um aluno competente é aquele que enfrenta os desafios de seu tempo usando os saberes que aprendeu e empregando a todos os campos de sua ação ,as habilidades antes aprendidas em sala de aula.A escola e particularmente a ação do professor em sala de aula pode e deve despertar e ampliar as inteligências,mas precisa construir competências.Nada pode ser ensinado,desvinculado-se de um certo conhecimento que se estrutura no que chamamos de “conteúdo”.Ao se trabalhar um conteúdo sob o prisma da construção de competências e do estimulo de múltiplas inteligências,antes demais nada se está buscando superar duas terríveis ficções educacionais.
          Quanto as competências que se pretendem desenvolver nos alunos ,o autor ressalva dez propostas que não guarda qualquer pretensão em ser definitiva,a primeira propõe que o aluno domine plenamente a leitura escrita,ligando com seus símbolos e signos e assim beneficiar-se das oportunidades oferecidas pala educação ao longo de toda a vida;perceber as múltiplas linguagens utilizadas pala humanidade ,perceber a matemática em suas relações com os saberes e resolver problemas;conhecer,compreender, interpretar,analisar,relacionar,comparar e sintetizar dados ,fatos e situações do cotidiano e através dessa imersão adquirir não somente uma qualificação profissional,mas competências que a tornem apta a representar inúmeras situações; a quinta proposta é permitir que os educando compreenda as redes de relações sociais e atuar sobre as mesmas como cidadãos ;valorizar o dialogo,a negociação e as relações interpessoais;descobrir o encanto e a e a beleza nas expressões culturais de sua gente e de seu entorno.Não podemos pensar em preparar nossos alunos para uma visão egocêntrica,um “jacobismo”,ma doentia mentalidade xenófoba e uma ridícula valorização do mau gosto apenas por ser pátrio da estupidez tão somente por ser nativa;saber localizar,acessar,contextualizar e usar melhor as informações disponíveis;saber selecionar e classificar as informações recebidas, perceber de maneira critica os diferentes meios de comunicação para melhor desenvolver sua personalidade e estar a altura de agir com cada vez maior capacidade de autonomia e discernimento;e PR ultimo aprender o sentido da verdadeira cooperação desenvolvendo a compreensão do outro e descobrindo meios e processos para se trabalhar e respeitar os valores do pluralismo e da compreensão mutua.
          O autor ,também propõe aos profissionais algumas competências que devera desenvolver-las.tomando como referencia as obras de Perrenoud adaptando ao cotidiano de nossas escolas ,e reformando suas propostas ,é essencial que o professor domine oito competências.São elas:organizar e dirigir situações de aprendizagem a partir de alguns procedimentos gerenciais:ser muito bom na seleção dos conteúdos s serem ensinados,elegendo-os de acordo com os objetivos da aprendizagem;trabalhar a partir das representações dos alunos; trabalhar a partir de erros e dos obstáculos da aprendizagem ;construir e planejar dispositivos e sequências didáticas;envolver os alunos em atividades de pesquisa em projetos de conhecimento.A segunda competência diz respeito a administrar a progressão das aprendizagem desenvolvendo em sua situação as seguintes competências:conceber e administrar situações-problema ajustadas ao nível e as possibilidades dos alunos,adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino;estabelecer laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagem;observar e avaliar os alunos tendo em mente sua “formação”;fazer permanente balanço de competências e tomar decisões de progressão.A terceira competência conceber e fazer evoluir os dispositivo de diferenciação.Para isso é possível pensar-se em:ampliar a gestão da classe visando trabalhar-se heterogeneidade;fornecer apoio integrado,organizar em cada sala de aula uma UTI(Unidade de Terapia Intensiva) e por ultimo desenvolver os alunos.Envolver os alunos na aprendizagem,e ,portanto, na sua reestruturação de compreensão do mundo,como? Algumas sugestões,não infalíveis, é evidente:entusiasmar-se pelo que ensina,suscitar no aluno o desejo de aprender;explicitar a relação entre a aprendizagem e o saber organizar as etapas de aprendizagem e o saber organizar as etapas que se busca desenvolver,convidar o aluno ao desafiante jogo da transformação e antecipar a alegria em sua conquista;organizar um conselho de alunos , fazê-los se sentir agente de um processo e não meros receptores de conteúdos e habilidades; oferecer estratégias diferentes,atividades opcionais.
        Aprender e ensinar a trabalhar juntos e se trabalhar com equipes,para que essa competência se estruture, algumas providencias simples precisam crescer:elaborar projetos pedagógicos verdadeiramente em equipes; buscar referencias para entender como funciona a “dinâmica dos grupos”,como se aprender a conduzir reuniões,exercitar essas tarefas em encontros com a equipe docente e ensinar essas tarefas em encontros com a equipe docente e ensinar nossos alunos a empreendê-las; analisar em conjunto situações complexas e confiar na equipe para administrar crises de relacionamentos interpessoais.Denominar e fazer o uso de novas tecnologias entre as competências essenciais nessa área,destacamos: usar e ensinar os alunos a usarem editores de texto;explorar as potencialidades didáticas dos CD’Roms e de outros programas;usar a internet como “ferramenta”de pesquisa e também para estimular a comunicação à distancia por meio da telemática.
         Vivenciar e superar os conflitos éticos da profissão e administrar sua formação continua é permanente,para desenvolver essa ação na sala de aula era preciso pelo menos quatro competências:prevenir dentro da escola toda forma de violência;lutar contra todas as formas de preconceito e discriminação;participar da criação de regras de conduta quanto a disciplina e a comunicação em sala;desenvolver a consciência de sua profissão e o sentido de responsabilidade,solidariedade e justiça.Administrar sua própria formação e enriquecimento continuo.
         Neste fascículo os autores buscam mais adaptar do que sintetizar e se busca que em cada “família de competências” citadas e em cada membro dessa - colossal família uma tentativa de enquadramento no cotidiano de sua sala.

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