quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Gênese e formação de controle de interdisciplinaridade


A palavra interdisciplinaridade provem de um neologismo, cuja definição nem sempre é a mesma. Mas o seu conceito de acordo com autor tem um principio comum que é a intensidade entre os especialistas e o grau de interação real das disciplinas no interior de um mesmo projeto de pesquisa. Quanto a concepção atual de interdisciplinaridade, há um problema,provinda da unificação do conhecimento e suas numerosas implicações sobre o ensino, onde nota-se basicamente a falta de uma precisão terminológica referente a integração e pelo desconhecimento da necessidade de certos pressupostos básicos para o termo interdisciplinaridade. Guy Michaud tenta resolver esse problema propondo uma distinção terminológica entre os níveis: multi, pluri, inter e transdicilinaridade. Como já mencionado acima o conceito de interdisciplinaridade existe uma variação no nome,no conteúdo e na forma de atuação;vejamos alguns especialistas como H.Heckhausen, , E. Jantsch, M.Boisot, procuraram cada um em analisar e esclarecer os conceitos empregados por G.michaud. A analise empírica de Heiniz Heckausen parte do conceito de disciplina como ciência,chega ao de disciplinaridade, ou seja, para ele o exercício de uma disciplina, resulta na reformulação continua dos conhecimentos adquiridos em determinado domínio .Ele enuncia sete critérios para caracterizar a natureza de uma disciplina e distingui-la das demais,são: Domínio Material, Domínio de Estudos, Nível de interação Teórico, Métodos, Instrumentos de Analise, Aplicações Praticas e Contingências Históricas.Partindo destes critérios ele propõem cinco tipos de relações interdisciplinares: interdisciplinaridade heterogênica, pseudo interdisciplinar, interdisciplinaridade auxiliar, interdisciplinaridade complementar e interdisciplinaridade unificador. Hackhausen define interdisciplinaridade como ciência das ciências, ou seja ,admite que ela consiste uma instancia cientifica capaz de impor sua autoridade as disciplinas particulares. Boisot parte da colocação de que a disciplina é como uma estrutura; ele destaca três tipos de interdisciplinaridade: interdisciplinaridade Linear,onde um conjunto de leis de uma disciplina pode ser aplicada com sucesso a outra; interdisciplinaridade Estrutural, há a interação de duas ou mais disciplinas resulta na criação de um campo de leis novas, compondo uma nova disciplina e por ultimo a interdisciplinaridade Restritiva, onde cada disciplina delimita seu raio de ação , impõem certas restrições e barreiras à interações com outras. Juntsch considera a interdisciplinaridade do ponto de vista dos valores da sociedade global levando em conta o triplo papel da Universidade: ensino, pesquisa e serviço.Para ele a interdisciplinaridade consiste na organização da ciência, segundo uma finalidade e tenta com a sua descrição estabelecer uma diferenciação terminológica baseando-se no grau de cooperação e de coordenação nos sistemas de ensino, a sua diferenciação entre os termos proposto por Guy Michaud o corrobora e as completa. Conclui-se que há uma preocupação em definir-se a terminologia adotada, baseando-se em diferentes pressupostos.Os termos pluri, mult, inter e transdiciplinaridade existe entre eles uma gradação e um nível de coordenação entre as disciplinas, onde o nível multi e pluridisdiplinaridade da a idéia de justaposição de conteúdos de disciplinas e o nível inter, consiste numa relação de reciprocidade e mutualidade e por ultimo o nível transdiciplinaridade, cujo termo mais amplo envolvendo os outros níveis já citados anteriormente.

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