quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cartografia

Acadêmica: Adriana Magda Morais Gonçalves


A Geomorfologia possui uma forte relação com a cartografia, pois é um instrumento que permite por meio de suas, apresentações gráficas e espacial, a analise e síntese dos objetos e fenômenos estudados pela ciência geomorfológica .
O mapeamento geomorfológico que conhecemos atualmente teve inicio na Polônia hoje é utilizado para estudos de diferentes fins, Embora ate hoje não exista um método unificado para a elaboração de mapas geomorfológicos isso ocorre devido a complexidade e a variedade dos objetos estudados pela Geomorfologia havendo a dificuldade de classificá-los. Além da metodologia, da escala a ser adotada ainda ,existe o problema da representação cartográfica de todas as informações e a má capacidade de interpretação dos mapas por outros especialistas.
Quanto as formas de relevo, vários autores tentaram estabelecer uma classificação de acordo com suas dimensões Tricart e Caillex utilizaram o critério tempor-espacial Mesceryakov na sua classificação taxonômica enfatizou as unidades morfológicas unidades estruturais,verificando de modo geral ,a existência de modo geral , a existência de influencia endógena e exógena ,Ab’Saber propõe três níveis de abordagem que por sua vez permite melhor ajuste a essência dos fatos estudados,tanto do ponto de vista espacial como temporal
Segundo Hayden ,o desenvolvimento do mapeamento geomorfológico ocorre distintamente,por causa da ênfase dada pelos seus geomorfólogos e pela própria diversidade de formas de relevo encontradas nas varias regiões estudadas. Quanto à ênfase dada pelos geomorfólogos citada no texto estão a litológico-estrutural,as formas de rlevo,outros geomorfólogos tentam combinar diferentes abordagens.Na Austrália desenvolveu um sistema de mapeamento para ao levantamento dos recursos vnaturais baseado no sistema de mapeamento geomorfológico que nem sempre incluem todos os aspectos do relevo ou dão a elas a mesma ênfase ou destaque.
Os sistemas de mapeamento geomorfológico mais conhecidos e utilizados são IGU-International Geografical Union ,ITC-International Institute for Airial Survey and Earth Sciences e o Sistema Francês.
O sistema IGU utiliza o modelo das formas,enfatizando a morfologia e a morfogênese ,destacar características das vertentes,os mapas são detalhados. No sistema francês são destacadas informações morfogeneticos e geológicas.No sistema ITC,destaca processos morfogeneticos dominantes utiliza a foto interpretação na sua metodologia,sistema que se adéqua a diferentes escalas,as formas de relevo são classificadas de acordo com os processos que lhe deram origem.
A escolha da escala de mapeamento é determinada pelo objetivo e pela complexidade da área a se mapeada. De acordo com Gustavsson o mapeamento e a esquisa geomorfológica seguem duas abordagem diferentes: a analise e a síntese.
A Cartografia geomorfologia no Brasil, o projeto Radambrasil é quem mais se destaca.Ross inserido neste projeto propôs uma classificação em seis níveis taxonômicos com base na morfologia e na gênese que denominou-o de táxon como as unidades morfoestruturais,as unidades morfoesculturais, as unidades morfológicas, as formas individualizadas,a setores das vertentes e por ultimo as pequenas formas de relevo.A elaboração de uma carta geomorfológica ,a seleção de um legenda ,o nível de detalhamento dependem da resolução dos dados de sensores remotos disponíveis da realização de trabalho de campo da disponibilidade de dados de outras fontes ,das características da área de estudo e dos objetivos do mapeamento.A cartografia das unidades de paisagem para vários autores tem grande importância para a Geomorfologia,como elemento integrado de vários componentes da paisagem e como base na delimitação de suas unidades hierárquicas,esse tipo de mapeamento permite conhecer áreas de fragilidade no ambiente analisado e a conhecer áreas vulneráveis a erosão.
A realização das cartas geomorfológicas e de unidades territoriais ou da paisagem é uma tarefa difícil de realizar, mas ultimamente com o surgimento de técnicas de geoinformação facilita nessa tarefa.




 REFERENCIA

         FLORENZANO,T.G.Cartografia (capitulo 4).In:FLORENZANO,T.G.(Org) . Geomorfologia:conceito e tecnologias atuais.São Paulo:Oficina de Textos,2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário