quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Introdução á Geomorfologia

A Geomorfologia se ocupa em estudar a superfície terrestre focando seus estudos nas formas de relevo, na sua gênese, nos materiais que o compõe, e os processos que atua sobre ele. O relevo resulta da interação da litosfera, hidrosfera, atmosfera e biosfera; a analise feita pela geomorfologia, a principio, permite a outras ciências, a fins, a estudados componentes da superfície terrestre, podendo detectar áreas fragilizadas, vulneráveis ao meio ambiente e no estabelecimento para a ocupação e proteção.
É notório que o relevo é fator determinante e ao mesmo tempo objeto de estudo da ciência Geomorfologia.Atualmente,esta ciência ,por meio de técnicas e equipamentos mais avançados permite um estudos mais avançados, minucioso ,do relevo e dos processos geomorfológicos.Para melhor compreendermos o objeto de estudo desta ciência ,existe variáveis referentes a:morfologia,morfogênese, a morfodinâmica e morfocronologia; sendo os mais enfatizados e utilizados no neste diz respeito ao primeiro e terceiro tópico citado anteriormente,lembrando que dada um ocupa-se na analise de determinados paradigmas,classificação, da forma de relevo que são varias.
A morfologia,considerada ponto de parida para o entendimento dos outros aspectos do relevo pois, engloba a morfografia,a própria morfologia da palavra já nos dar a idéia do que se trata, refere-se aos aspectos descritivos ou qualitativos do relevo a partir da sua forma e aparência, classificando-o em:plano, colinoso, montanhoso;as macro formas: depressões, planícies, planaltos e montanhas;cada macroformas destas é possível classificá-la ainda em: chapadas, tabuleiros, serras, escarpas, morros, morrotes, colinas, terraços, partindo da caracterização do relevo em plano, suave ondulado,ondulado,montanhoso e escarpado.Também muito utilizado na descrição do relevo refere-se a: interfluvios, vertentes e vales.Quanto a morfometria , refere-seaos aspectos quantitativos do relevo ,as variáveis relacionadas diz respeito a medida de altura ,comprimento, largura,volume, altura absoluta e relativa da superfície, declividade,densidades e freqüência de suas formas.
A morfogênese, refere-se à origem e ao desenvolvimento das formas de relevo,resultantes da atuação de processos exógenos que engloba o intemperismo,a erosão e acumulação;e os processos endógenos. Com base na morfogene-se ,as formas de relevo pode ser de origem estrutural,vulcânica, denudacional, fluvial, lacustre,glacial,eólica,carstica,biológica e antropogênica.
A morfodinâmica, diz respeito aos processos da morfogênese atuantes, ativos em determinadas áreas; o processo mais característicos são as erosões provocadas por diferentes razões.Quando se refere a idade absoluta e relativa das formas de relevo e aos processos relacionados a eles ,estamos nos referindo,subjetivamente,a morfocronologia.Alguns estudiosos afirma ser uma tarefa não tão fácil de ser realizada, em determinadas áreas.
Como toda e qualquer ciência passa por um processo de sistematização ,onde na geomorfologia isso só ocorreu no fim do século XVIII ,fundamentada no conceito de Ciclo Geográfico,produzido por Davis,onde ela refere-se ao relevo determinando-o de função da estrutura geológica,do processos atuantes do espaço e no tempo passando ele pelas fases de juventude,maturidade e selenidade; foi fundamentada também no evolucionismo pela a influencia do darwinismo.Dentro da escola Alemã surge a teoria da pediplanação desenvolvida por Penck, King e Pugh.Na década de sesenta surge a Teoria Geológica da Tectônica das placas.A escola francesa marcou o desenvolvimento da Geografia e da Geomorfologia no Brasil.Ab’Saber foi um dos quem mais se destacou no desenvolvimento dessa ciência no Brasil,ele estabeleceu três níveis de abordagem: a da compartimentação topográfica , a da estrutura superficial,e da fisiologia da paisagem.A ele merece destaque a elaboração do conceito geográfico de espaço total.Também e importante ressaltar que Jurandir Ross,obteve destaque aqui nessa ciência pois, classificou o relevo em seis níveis taxonômicos, com base na morfologia e na gênese.
O texto a ser trabalhado o autor ,buscou ao desenvolver-lo destacar a importância,o objeto de estudo e os fundamentos da ciência Geomorfológica,de maneira sucinta e minuciosa ,com ma linguagem de cunho cientifico,de não muito entendimento a primeiro momento;buscando a coerência e a originalidade das idéias apresentadas ,afim de que o leitor possa ao termino de sua leitura ,adquirir conhecimentos básicos para aprofundar-se no estudo desta ciência ,por isso o texto valor excepcional no processo de aprendizagem embora, acredite que ao mesmo tempo não seria cabível aplicá-los a alunos de ensino fundamental e médio ,por possuir uma linguagem resumida e possuir poucas imagens,que indispensável para fixação do conteúdo a ser trabalhado no texto-relevo e suas variações.











Referencia:
FLORENZANO,T.G.Introdução a Geomorfologia(capitulo 1).In:FLORENZANO,T.G.(Org) . Geomorfologia:conceito e tecnologias atuais.São Paulo:Oficina de Textos,2008.p11-30.

2 comentários:

  1. Mas que texto confuso... Sem respeitar as virgulas e também o sentido que deveria ter!

    ResponderExcluir
  2. Salvaguardando certos lapsos de "Português" considero o texto muito útil,abrangente na sua simplicidade e objectivo. Como senão, faltou um pouco de pedologia e sedimentologia. Obrigado.

    ResponderExcluir