sexta-feira, 6 de julho de 2012

As revoluções industriais


Primeira Revolução Industrial.
A revolução no modo de produzir teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, e ficou conhecida como Primeira Revolução Industrial. O destaque nesse período foi a indústria têxtil.
A partir da Primeira Revolução Industrial, o desenvolvimento científico e tecnológico foi acompanhado de grandes transformações não só na produção de bens, mas também nos transportes, nas comunicações, nas relações sociais  e nas relações entre os seres humanos e a natureza.
Segunda Revolução Industrial.
 A  partir da segunda metade do século XIX, a industrialização expandiu-se para França, Alemanha, Rússia, Japão e Estados Unidos, ameaçando a hegemonia inglesa. Iniciava-se ima nova fase da produção industrial, que ficou conhecida como Segunda Revolução Industrial.
A nova etapa da industrialização caracterizou-se pelo domínio de eletricidade, pela invenção do motor a combustão, do automóvel,do telefone e do telegrafo, inovações tecnológicas que possibilitaram um grande aumento da produção industrial.
Na Segunda Revolução Industrial, o carvão mineral foi aos poucos sendo substituído pelo petróleo, que se tornou a fonte de energia mais usada no mundo. As indústrias petroquímicas, siderúrgicas e automobilísticas superaram em importância a industria têxtil. O minério de ferro, o aço e o petróleo tornaram-se mais importantes que as matérias-primas têxteis(algodão, lã etc.) 
A especialização do trabalhador ampliou-se ainda mais com a criação da linha de montagem, na qual cada operário realiza uma tarefa especifica.
Terceira revolução industrial
A parti da década de 1970,o desenvolvimento de eletrônica e o surgimento da informática possibilitaram a introdução de novas técnicas de produção. Iniciou-se,assim, uma nova fase da industria, conhecida como Terceira Revolução Industrial.
A Terceira Revolução Industrial caracteriza-se pela grande importância da tecnologia avançada ou de ponta, presentes em muitas industrias, e pelo uso do silício,mineral empregado na fabricação de placas de computador. Nas fabricas, é cada vez maior a robotização, isto é, o uso de robôs no lugar da mão de obra humana. Os robôs executam tarefas repetitivas, perigosas ou de precisão, em ambientes quentes,sem ar ou muitos escuros,sem correr o risco de adquirir doenças ou de sofrer acidentes.
É também nessa fase da indústria que se destaca o desenvolvimento das telecomunicações e da biotecnologia, sobretudo a engenharia genética.
Na Terceira Revolução Industrial, buscam-se fontes alternativas de energia, como a solar , a eólica e a de origem orgânica, em substituição ao ainda e importante e indispensável petróleo.
Apesar de toda a sua evolução e expansão, desde que se desenvolveu  na Inglaterra, no século XVIII, a industria é uma atividade bastante concentrada em algumas regiões do mundo.
A parti das ultimas décadas do século XX, muitas indústrias dos países ricos passaram a transferir partes de suas fabricas para países mais pobres.Essas industrias, em geral, são as que necessitam de grande disponibilidade de matéria-prima e de fontes de energias, e de mão-de-obra barata e abundante. Por esses fatores, algumas nações subdesenvolvidas vêm se transformando em novos pólos industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário