sexta-feira, 6 de julho de 2012

PARA QUE FILOSOFIA?


        O ser humano está,cotidianamente, sujeito a vivenciar situaçõesem que os levar a ter comportamentos filosóficos ou não, visto que constantemente fazem  perguntas simples, questionamentos este, que contém silenciosamente  varias crenças, nunca questionadas por nos, pois parecem ser naturais, obvias cremos no espaço,no tempo, na realidade, na qualidade,na quantidade, na verdade, na diferença entre a realidade e sonho ou loucura, entre verdade ou mentira; na objetividade e na diferença entre ela e a subjetividade, na existência da  vontade, da liberdade, do bem e do mal, da moral, da sociedade; essa maneira de aceitar com se tudo fosse natural, nos leva a ter atitudes não filosóficas.
      Mas a partir do momento que passamos a questionar sobre as nossas crenças na sua essência, passamos a ter de certa forma  atitudes filosóficas, pois passa a se ter uma visão que nos leva a reflexões e a um certo distanciamento da vida cotidiana e de si mesmo, tornando-nos desejosos a conhecer o porque que cremos no que cremos.
A atitude filosófica possui características negativas, dizendo não ao pré-conceito ao senso comum, aos fatos, as ideias da experiência cotidiana, ao que todo mundodiz e pensa; a segunda característica  da atitude filosofia é  positiva, isto é, as interrogações referentes o que é? Porque é?Comoé?,sendo essas indagações ,fundamentos da atitude filosofia. Essas faces : negativa e positiva constituem o que é chamado de atitude critica e pensamento critico. Com isso pode se dizer que filosofia e a decisão de não aceitar como obvias e evidente as coisas, as ideias, as situações, os fatos, os valores, os comportamentos da nossa vida cotidiana sem antes havê-los investigado e compreendido.
         Para que filosofia? Para o senso comum a filosofia não serve para nada, seria ela apenas a arte do bem-viver, teria como finalidade de ensinar-nos a virtude, visto que, ela não possui nenhuma relação com a ciência e a técnica. Porem para as ciências, uso da filosofia e de fundamental importância,pois assim como ela, a ciência busca o conhecimento verdadeiro por meio de procedimento rigorosos de pensamento, agindo sobre a realidade.
          Reflexão filosófica é um movimento de volta do pensamento sobre si, para conhecer a si mesmo, para indagar as possibilidades do próprio pensamento. A reflexão filosófica busca indagar: Porque?, O que?, Para que? Dirigindo o pensamento para a reflexão. São perguntas sobre capacidade e a finalidade humana para conhecer a agir.
       Filosofia consiste num pensamento sistemático por que ela e dinâmica e não se contenta em obter resposta para as questões colocadas, mas exige que as próprias questões sejam validas e em segundo lugar, que as resposta sejam verdadeiras estejam relacionadas entre si, esclareçam umas as outras, formem conjuntos coerentes de ideias e significações, sejam provadas e demonstradas racionalmente.
Mas ao se buscaruma definição da filosofia, constata-se quenão existe apenas uma definição, além de varias elas parecem se contradizer. Mas existemquatro indagações gerais  do que seria  a filosofia : visão de mundo, sabedoria de vida, Esforço racional para  conceder o universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido, e por ultimo, fundamentação critica e teórica dos conhecimentos e das praticas.

Obs. o texto consiste no resumo de uma capitulo de um livro  de autor não identificado a referencia durante a postagem do mesmo aqui...Portanto espero que o mesmo  o ajude...


Nenhum comentário:

Postar um comentário